Menu fechado

CIGARRO ELETRÔNICO AFETA A FERTILIDADE DOS JOVENS ?

Imagem de prostooleh no Freepik

Nos últimos anos, os cigarros eletrônicos, ou e-cigs, ganharam popularidade, muitas vezes sendo promovidos como uma alternativa mais segura aos cigarros tradicionais. No entanto, pesquisas recentes levantaram preocupações significativas sobre os potenciais impactos negativos na saúde, incluindo sua influência na fertilidade de pacientes jovens.

Impacto nos Homens:

Para os homens, estudos têm mostrado uma ligação entre o uso de cigarros eletrônicos e a qualidade do esperma. Eles contêm muitas substâncias prejudiciais, incluindo desreguladores endócrinos, que perturbam o equilíbrio hormonal diminuindo a produção de testosterona; os produtos químicos utilizados nos líquidos aromatizantes, podem prejudicar a produção de espermatozoides e a motilidade espermática.Muitos ainda tem nicotina, uma substância já conhecida no tabaco normal com todos seus potenciais efeitos negativos na saúde global e reprodutiva.

Impacto nas Mulheres:

Em relação às mulheres, os efeitos do uso de cigarros eletrônicos na fertilidade não são menos preocupantes. A nicotina presente nos e-cigs pode afetar a função ovariana e a qualidade dos óvulos. Além disso, fumar cigarros eletrônicos durante a gravidez pode levar a complicações como parto prematuro e baixo peso ao nascer.

A boa notícia é que, ao interromper o uso de cigarros eletrônicos, muitos dos efeitos negativos podem ser revertidos ao longo do tempo. No entanto, é fundamental conscientizar os pacientes sobre os riscos potenciais e incentivar a cessação do uso de e-cigs.

Embora os cigarros eletrônicos sejam frequentemente comercializados como uma alternativa mais segura aos cigarros tradicionais, não devemos subestimar seus impactos negativos na fertilidade, especialmente entre pacientes jovens. A pesquisa está em andamento, mas os indícios disponíveis até o momento são preocupantes. A melhor abordagem é a prevenção, desencorajando o uso dos mesmos, especialmente entre aqueles que desejam preservar sua saúde reprodutiva e a capacidade de conceber no futuro. A conscientização sobre esses riscos é fundamental para garantir que pacientes jovens possam tomar decisões informadas sobre seu estilo de vida e saúde reprodutiva.

DR LUIS CLÁUDIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *