Menu fechado

ADOLESCENTE PRECISA IR AO UROLOGISTA?

Imagem de rawpixel.com no Freepik

Apesar dessa fase da vida não apresentar muitos problemas de saúde como nas idades mais avançadas, a adolescência/juventude é uma época de busca da sua própria identidade e auto afirmação e dentro desse contexto as dúvidas de cunho sexual são muito frequentes.

Normalmente os questionamentos acerca do desenvolvimento da genitália, tamanho do pênis e perfomance sexual são so campeões no consultório por vezes a única fonte de informação para esses adolescentes é a internet com o famoso Dr Google e os amigos, que na sua grande maioria não estão bem informados. São poucos os que tem um diálogo franco e aberto com os pais, muitas vezes bloqueados pela vergonha ou pela falta de proximidade e/ou tempo.

Além dessas dúvidas que são naturais, há sim algumas condições que podem afetar esses jovens e que precisam ser vistas pelo médico urologista, como por exemplo:

1- Fimose: que é a não exposição da glande e que pode levar a dor, infecções e até câncer de pênis se não tratado adequadamente.

2- Varicocele: dilatação da veias do testículo que pode levar a dor ou infertilidade se não acompanhada adequadamente.

3- ISTs: muitos adolescentes e jovens já mantém vida sexual ativa e correm o risco de contrair uma infinidade de infecções transmitidas pelo sexo: HPV, HIV, Sífilis, Herpes e uretrites diversas.

Sendo assim é importante que pais levem seus filhos ao médico para que sejam acompanhados regularmente a fim de evitar e/ou tratar problemas de saúde, além de buscar uma fonte segura de informações que serão de grande valia para essa fase da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *