Menu fechado

PARA QUE SERVE A PENISCOPIA?

Image by kjpargeter on Freepik

O HPV ( vírus do papiloma humano) é uma das infecções sexualmente transmissíveis que mais tem crescido nos últimos anos, muito em virtude do comportamento sexual das pessoas que pararam de se preocupar com doenças que podem ser transmitidas através de relações sexuais mas também em função da sua alta taxa de transmissão, mesmo em um único contato.

Caracteriza-se por se manifestar através de lesões genitais, algumas em forma de verrugas visíveis, outras em lesões planas e microscópicas.

Podem levam ao aparecimento de câncer de colo de útero ( associação de 99%) se não for tratada adequadamente ou até mesmo câncer de pênis, felizmente uma condição rara e mais fácil de ser diagnosticada.

O homem por ser muitas vezes o vetor de transmissão do vírus a sua parceira, precisa ser submetido a avaliação do médico especialista para investigação e tratamento.

Uma das formas de se fazer o diagnóstico das lesões não visíveis a olho nú é através da peniscopia, procedimento onde o médico, após passar uma solução de ácido acético na região genital do paciente, examina com uma lente de magnificação ( 10x ) e observa lesões suspeitas que então são biopsiadas e enviadas para análise para fechar o diagnostico de HPV.

É um exames simples, de realização dentro do próprio consultório, que causa pouco incômodo e auxilia no diagnóstico e tratamento dessa condição tão prevalente na população sexualmente ativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *