Menu fechado

VASECTOMIA: É REVERSÍVEL?

fertility-still-life-arrangement (1)

A vasectomia é um método de anticoncepção amplamente utilizado devido sua baixa complexidade e alta segurança naquilo que é seu objetivo: evitar gravidez, com taxa de efetividade em torno de 99,8%.

Apesar de haver uma série de requisitos para um homem poder realizá-la, alguns desses para promover segurança na escolha desse método, por vários motivos alguns homens desejam revertê-la. É possível ? Sim. É de baixo custo? Não. Dá certo? Nem sempre…

É possível fazer a reconexão dos ductos deferentes que foram seccionados durante a cirurgia porém trata-se de uma cirurgia feita sob uso de microscópio, por cirurgião altamente capacitado para esse procedimento.

O que vai ditar o sucesso da reversão, além da expertise do cirurgião, é o tempo de realização da vasectomia, sendo a taxa de sucesso inversamente proporcional a esse tempo: a chance de gravidez após 3 anos de vasectomia fica em torno de 75%, caindo para 50% quando esse tempo está entre 4 a 8 anos e cerca de 30% se a vasectomia foi realizada há mais de 15 anos.

O importante é fazer a opção correta pela vasectomia para evitar problemas a frente, pois muitas pessoas tomam essa decisão no calor da emoções, no medo de engravidar a parceira e para isso existem outros métodos eficientes como o uso de preservativos e/ou o DIU. A escolha deve-se ser feita de maneira racional, seguindo a lei, respeitando o desejo do cônjuge e com o apoio e orientação do urologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *