Menu fechado

CAFEÍNA ATRAPALHA A FERTILIDADE?

Fertility still life arrangement

O hábito de tomar café é muito comum, sobretudo no Brasil, mas será que isso pode ser um fator que prejudique os tentantes na busca por uma gestação?

Não há como negar os benefícios da cafeína: melhora o humor, a rapidez de pensamento, é ergogênico e termogênico além de ter aroma e sabor que são irresistíveis no dia a dia mas é fato que existem efeitos negativos na saúde masculina e feminina no tocante a fertilidade.

Nas mulheres, em doses elevadas, pode levar a diminuição do movimento ciliar das trompas, que ajudam o óvulo a trafegar pela trompa até encontrar o espermatozóide, o que pode de fato diminuir as chance de fertilização.

Nos homens, doses maiores pode levar a danos no dna do espermatozóide bem como diminuir sua motilidade, o que pode afetar a fecundação, além de aumentar a taxa de abortamento.

Então devemos parar o consumo do café nesses casos? Qual seria uma dose segura?

É uma pergunta difícIl de responder mas acredita-se que cerca de 200mg de cafeína por dia seja uma dose segura (um expresso tem em média 70 mg de cafeína), lembrando que outros produtos também contém cafeína: chá (preto, mate’, branco, verde), chocolates, energéticos entre outros.

Então se você é tentante, não precisa parar totalmente o consumo de café mas sim apenas fazer um controle do consumo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *