Menu fechado

MEDICAMENTOS QUE PODEM ALTERAR O PSA

Image by stefamerpik on Freepik

O PSA é uma proteína que é produzida exclusivamente pela próstata e que direciona o diagnóstico das doenças da próstata como a hiperplasia prostática benigna, o câncer de próstata e a prostatite, entre outras situações clinicas possíveis.

Ele acaba sendo um marcador importante e por isso precisa de atenção para não ser erroneamente avaliado. Nesse tocante, existem algumas medicações que podem abaixar o PSA criando uma falsa sensação de que ele está mais baixo do que de fato é, o que pode levar o paciente e ao médico menos cuidadoso a um erro de interpretação.

A finasterida, que é amplamente usada para as próstatas que estão crescendo muito, em especial na dosagem de 5mg mas também na dosagem de 1mg , muito usado para calvície, pode abaixar o PSA em até 50%, ou seja, um PSA de 2,0ng/dl que é considerado normal, na verdade é 4,0 ng/dl, um valor já considerado de risco para câncer de próstata

As estatinas, tão largamente utilizadas para controlar o colesterol, podem abaixar o PSA em até 11%.

É muito importante que o paciente seja avaliado com o especialista ao invés do clínico geral pois muitos profissionais desconhecem essas e outras interações do PSA, o que pode atrasar o diagnóstico de doenças importantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *