Menu fechado

CHECK-UP DE PRÓSTATA: QUANDO FAZER?

Check-up

O homem costuma ser negligente com sua saúde, embora esse panorama esteja mudando. Ainda posterga a ida ao médico em relação as suas parceiras, que desde jovens estão condicionadas a irem ao ginecologista.

Com relação à próstata, a diretriz atual da Sociedade Brasileira de Urologia, orienta que todos os homens devem iniciar sua rotina de rastreamento de câncer de próstata a partir dos 50 anos, com exceção daqueles que possuem um antecedente familiar de primeiro grau (pai, irmão ou tio) com câncer de próstata, sejam da raça negra ou estejam obesos, quando então deveriam começar  essa rotina aos 45 anos.

Nessa consulta são solicitados exames de sangue (PSA), urina e cultura, bem como o ultrassom de próstata, cujos resultados somados ao exame físico do paciente (toque retal) possibilitam ao médico um diagnóstico mais preciso em relação às chances de câncer  de próstata.

O câncer de próstata é o segundo tumor mais frequente no homem e as previsões no Brasil são de cerca de 65.000 novos casos da doença ao ano,  que nos mostra a importância do diagnóstico e tratamento precoce dessa patologia.

Procure seu urologista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *